top of page
bg_treinamento_Prancheta 1.png

Conheça 5 editores de design para sua API


Há muito tempo atrás, antes de 2014, só havia um editor de design de APIs: a Apiary.io, mas hoje o mercado amadureceu e encontramos diversas ferramentas para lidar com design e com teste das APIs. Essas ferramentas são muito relevantes para toda a comunidade desenvolvedora de APIs, pois elas expandem o ciclo de vida das APIs, enfatizam o design saudável de APIs e permitem que os provedores de APIs conversem com os desenvolvedores sobre o design da API antes que o desenvolvimento efetivamente comece.


Os benefícios do bom design da API, oferecendo documentação completa e atualizada, utilizando boas práticas de programação e empregando formatos consolidados no mercado vai muito além de ser considerado simplesmente um “design”, e as suas recompensas podem ser acompanhadas durante todo o ciclo de vida da API.


Listamos aqui algumas das ferramentas mais importantes para quem trabalha com APIs:



apiary.io – Design colaborativo, simulação instantânea das APIs, produção de documentação, códigos de exemplo integrados, debug e testes automatizados utilizando o formato de definição API Blueprint.



API Designer – Fornece a habilidade de desenhar APIs no formato de definição RAML, simular, pré-visualizar e salvar os designs de APIs, integra-se a outras ferramentas da MuleSoft.




Swagger Editor – Permite desenhar APIs no formatos formatos de definição YAML e JSON, permitindo que você importe, edite, pré-visualize e exporte a documentação do design de APIs.




Restlet Studio – Permite que você crie e importe designs de API utilizando o formato de definição do Swagger e RAML, produz códigos base para os servidores e para SDK clientes em diversas linguagens.




Postman – Não é uma ferramenta de design mas é sem dúvida a mais conhecida e utilizada ferramenta de simulações das APIs, permitindo testar de forma colaborativa diversos recursos das APIs, possui suporte completo a autenticação, cabeçalhos, formatos e produz códigos base de uso da API para clientes em diversas linguagens.



POR QUÊ HÁ TANTA INOVAÇÃO NAS LINGUAGENS DE API E EM FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE APIS?


Os negócios estão no meio de uma explosão de APIs de todos os tipos e formas. Hoje, os desenvolvedores precisam criar APIs para outros desenvolvedores parceiros, para o público, para coleta de dados, para tratar a lógica de negócio, considerando as plataformas de desenvolvimento, as plataformas de infra estrutura, a experiência do usuário e as interfaces dos usuários.


Com o constante crescimento na demanda por APIs que atendem diversas necessidades, as empresas estão gastando cada vez mais tempo gerenciando APIs, e para tornar as coisas mais simples, novas tecnologias como linguagens de APIs e ferramentas estão sendo desenvolvidos muito rapidamente. A demanda é quem lidera a inovação.


E essa demanda pelas APIs que as empresas precisam estão forçando a mudança de paradigmas no desenvolvimento de softwares, trazendo muitas novidades, utilidades e agilidade aos processos!

Comentarios


bottom of page