top of page
bg_treinamento_Prancheta 1.png

Otimizando Microsserviços com IA!



Você já se perguntou como a Inteligência Artificial (IA) pode contribuir para a estratégia de microsserviços? Neste post vamos explorar as possibilidades. Confira!


A IA pode ajudar a resolver alguns dos problemas mais difíceis que os microsserviços enfrentam hoje. Abaixo estão algumas conquistas que já estamos vendo a IA alcançar:


Previsão de Carga: Entender a carga do sistema e agir sobre ela antes que aconteça, permitirá que os sistemas providenciem mais recursos antes que sejam necessários. A provisão de recursos não se limita apenas à rede e ao número de tarefas em execução; a IA pode acionar antecipadamente recursos ao negócio como profissionais para o atendimento ao cliente, aumento de infraestrutura e quando e somente quando necessário.


O Algoritmo de Regressão Linear é o mais usado para esses casos pois estima o comportamento futuro de uma variável com base em seus dados passados.


Detecção de Anomalias: A detecção de anomalias já está incorporada em muitos serviços de monitoramento e é eficiente na detecção de picos, cargas e comportamentos anormais; no entanto, detectar um decaimento de serviço, mesmo gradativo ou sutil, é difícil. A IA pode ajudar os sistemas a reconhecer se os serviços estão reagindo de forma diferente ao longo do tempo e quais são as razões para esse decaimento. Também tem o potencial de ser mais eficaz na identificação de bugs com base no estudo de clusters de microserviços que apresentam problemas contínuos.


O Algoritmo de Detecção de Anomalias é o mais usado para detectar padrões incomuns ou anômalos em dados.


Planejamento de Recursos: À medida que a escala e a complexidade dos microserviços crescem, também cresce o uso da nuvem. A capacidade de planejar com antecedência usando uma gestão inteligente de recursos pode salvar custos significativos, mantendo ao mesmo tempo um serviço estável e robusto.


Algoritmo de Otimização de Recursos é o mais usado para ajudar a encontrar a melhor solução possível para um problema de otimização de recursos, com base nos dados de uso.


Segurança: A segurança já está usando a IA em muitos lugares, descobrindo padrões de ataques com base em comportamentos conhecidos. Aproveitando essas capacidades no nível da rede e do banco de dados, pode-se melhorar a segurança para as ações realizadas por uma pessoa autorizada. Se você conseguir entender os padrões de uso e agir sobre eles, pode definir um sistema mais seguro para todos os usuários.


O Algoritmo de Classificação é o mais usado neste caso e serve para classificar dados em categorias específicas. Este pode ajudar a identificar padrões de uso e ações de usuários autorizados e ações maliciosas. Esta informação pode ser usada para melhorar a segurança do sistema.


Quer saber mais como aplicamos IA no desenvolvimento de microserviços?! Entre em contado!

Comments


bottom of page